EVENTO "OUTUBRO ROSA" ACONTECEU NA CÂMARA MUNICIPAL
Na noite de quinta-feira (19), no plenário da Câmara Municipal aconteceu o evento voltado às campanhas relacionadas ao Outubro Rosa, de conscientização e prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero.
Dra. Marcela Rosa Dias, médica ginecologista e mastologista, palestrou sobre o tema Empoderamento Feminino e o Câncer de Mama, abordando assuntos importantes ligados à prevenção que gera grandes chances de cura. Segundo ela, existem casos em que o exame de mamografia não consegue detectar a anomalia. Porém e devido a isto, é importante que a mulher faça o auto exame de forma regular e que auxilia também no alto-conhecimento do próprio corpo. "Lesões pequenas e descobertas no início podem atingir chances superiores à 90% de cura", afirmou Dra. Marcela Rosa Dias.
A primeira dama do Município, Labibe Matos Marra compareceu à cerimônia e destacou que o câncer de mama é grave e o índice de mortalidade é alto. Por este motivo, os exames e consultas devem se manter periodicamente.
O presidente da Casa de Leis, Leandro Caixeta citou que outras ações em prol da população estão sendo feitas, mas neste mês são direcionadas às mulheres. Compartilharam do mesmo pensamento e ação, a Vereadora Francisca Carneiro dos Santos (Chiquita) e os Vereadores Prof. Natanael Diniz e Valtinho do Jandaia. A mesa nobre foi composta pelo presidente da Câmara, Leandro Caixeta; Labibe Matos Marra, Primeira Dama do Município; Andréia Ribeiro de Almeida, Superintendente do Hospital do Câncer; Valéria Gomes Nunes, da Câmara da Mulher Empreendedora; Dra. Marcela Rosa Dias, médica mastologista e ginecologista; Revalina Aparecida da Silva, da Cufa Patrocínio; Deisinara Valentim, assessora parlamentar da Deputada Estadual Maria Clara Marra e a Vereadora Francisca Carneiro dos Santos (Chiquita). O público presente, além de ouvir atentamente a palestra da Dra. Marcela, acompanhou maravilhado às atrações musicais do IBEL e da cantora Maria Leite e da Cia. Borboletas do Aquário, grupo teatral patrocinense que atua há 10 anos.
Alex Guimarães Machado / Ascom CMP